top of page

Climatério - Rajonivritti

Atualizado: 15 de nov. de 2021



Em sânscrito, a palavra Rajonivritti é composta por 2 radicais: Raja que significa menstruação e Nivritti que significa fim. De forma semelhante, em latim, temos a palavra menopausa, que significa o fim ou a pausa dos ciclos mensais (‘men’) femininos.


Menopausa é um termo que designa a cessação dos ciclos menstruais, sendo representada pela última menstruarão em si, enquanto o climatério é todo um período que compreende as mudanças que acontecem no corpo e na mente da mulher como resultado da subsequente queda do principal hormônio feminino chamado estrógeno. Esse período de climatério tem duração variável a depender da mulher e estudos atuais garantem que esta fase de sinais e sintomas variáveis pode durar algo em torno de um ano até vinte anos na vida de uma mulher.


Os principais sinais e sintomas que observamos com a queda desde hormônio, levando a um rearranjo total do metabolismo da mulher em vários níveis – inclusive num nível sutil e espiritual - são: insônia, aumento de flatulências, fogachos, calores noturnos, mudanças dos paradigmas psicológicos e sentimentais, redistribuição do padrão de gordura corporal que agora tende a se concentrar mais no tronco, diminuição da capacidade metabólica, tendência a ansiedade. O que acontece também é que a mulher fica, a partir desse momento, mais susceptível a doenças cardiovasculares, osteopenia e osteoporose porque o estrógeno é um hormônio protetor da saúde da mulher.


Para o Ayurveda, esta fase do climatério conhecida como Rajonivritti, é uma fase de transição de ciclo de vida, passando de uma fase majoritariamente Pitta – energia de fogo, que nos dá ímpeto para as conquistas da vida, disposição de trabalha, força de ação e direcionamento – para uma fase majoritariamente Vata – energia sutil, mental, de adaptabilidade, criatividade, expansão, conexão.


Como eu sempre digo, a natureza não faz nada de forma errônea e esta transição acontece de forma a propiciar a mulher uma nova fase, agora mais voltada para si mesma, para a auto analise, pra entender o que gosta e o que não gosta, quem verdadeiramente é, e sobretudo, propicia a facilidade de conexão com o mundo espiritual da mulher, uma conexão com a energia onipotente, onipresente e causadora de todas as coisas. É uma ótima oportunidade na vida para o desenvolvimento espiritual.

É lógico que fases de transição não são fases fáceis. São fases que exigem entrega, entendimento, auto amor, adaptação. E, para que esta adaptação aconteça de forma mais suave e amena possível, sem grandes sinais e sintomas que possam impactar negativamente na vida da mulher, o Ayurveda recomenda uma postura preventiva, ou seja, enaltece a necessidade da mulher cuidar de todos os seus ciclos menstruais pregressos (o que é chamado de Rajaswala Paricharya), além de viver uma rotina levando em consideração sua constituição original e seu potencial metabólico (Agni) para que este período de transição chamado climatério seja vivido da forma mais saudável e prazerosa.


A partir do momento em que a mulher entra na fase do climatério, o Ayurveda também propõe uma serie de cuidados e rotinas para equilibrá-la. Há diversas massagens, terapias externas, terapias voltadas para o controle da mente, técnicas de Yoga que podem ajudar bastante.

Também é recomendado que se siga uma alimentação que leve em consideração sua Prakriti e Vikriti, constituição original e a forma como se apresenta atualmente respectivamente, aliada a uma abordagem nutritiva e rejuvenescedora para os tecidos (Rasayana).

Seguir o Dinacharya, ou rotina diária do Ayurveda, tende a dar estabilidade para esta mulher, introduzindo no dia a dia pequenos mantras como LAM, uso de pedras preciosas, cromoterapia e terapias com óleo medicado com abhyanga e shirodhara de forma rotineira.



Além de tudo isto, existem ervas fantásticas fito estrogênicas ou não, que ajudam de forma global na manutenção do equilíbrio da mulher no climatério e em queixas especificas que ela venha a ter. Estes compostos e ervas têm alta efetividade, com muito menos efeitos colaterais do que a terapia de reposição hormonal oferecida pela medicina alopática atualmente. As ervas também agem de forma inteligente e em um nível energético da mulher, propiciando um tratamento mais individualizado e holístico.


Meu conselho é que as mulheres que se aproximam ou já estão nessa fase tenham um tempo diário de autoanálise. Olhem-se, não tenham medo de se redefinirem, de ir atrás de quem realmente são. Procurem conhecimento espiritual tanto de forma experimental quanto em leituras, cursos, aconselhamentos. Sua natureza estará aberta e propicia a isso.


Sim, é possível passar por esta fase minimizando os desconfortos e aproveitando a beleza do que ela tem de melhor.

Procurem um terapeuta Ayurvédico que possa dar um direcionamento mais específico para cada uma, nesta fase tão especial.

1.258 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page