top of page

As crianças e suas constituições: uma visão ayurvédica - Parte 2

Apesar de cada individuo ser único, como exposto na parte 1 do texto, o Ayurveda divide os tipos de constituições originais (PRAKRITI) em 3 grupos, devido principalmente a quanlidades metabólicas, tendências mentais e reacionais que se assemelham.


A seguir será descrito as características e tendências gerais de cada criança, lembrando que estes são arquétipos e temos que considerar para cada criança, suas particularidades descritas no texto 1.


Perceba também que uma criança pode ter a junção de mais de um Dosha e em sua Prakriti (constituição original), tendo então características mistas.


VATA (composto pelos elementos AR + ÉTER)


É uma criança muito móvel, adora brincar, correr, se deslocar. Não gosta de rotinas e nem disciplina.

É adaptável, criativa, artística, não muito apegada, e pode ser bem sociável e comunicativa.

As vezes tem fome, mas esta é errática e se passar do horário de comer, esquece a fome com facilidade, se distrai. Provavelmente é uma criança que não gosta de se sentar calmamente para se alimentar. Gosta de pequenas porções ao longo do dia e não de grandes refeições.

Se recebe estímulo em excesso ou fica muito agitada tende facilmente a constipação intestinal, formação de gases, ansiedade, sono leve e entrecortado, dificuldade de concentração e foco.



PITTA (Composto pelos elementos FOGO + ÁGUA)


É uma criança inteligente, com boa capacidade de aprendizado, liderança, tem pensamento organizado e tende a ser mais racional. É ativa, curiosa, gosta de entender os porquês da vida.

Costuma ter fome intensa na hora das refeições e se irrita caso não se alimente quando tem fome ou não durma no horário habitual, quando tem sono. Geralmente tem bom metabolismo e sente muito calor, com tendencia a suor excessivo.

Quando em desequilíbrio pode tender a reatividade excessiva, nervosismo e necessidade de controle. Num âmbito físico, tem mais possibilidade de ter doenças de pele, refluxo gastroesofágico, inflamações e infecções recorrentes.



KAPHA (Composto pelos elementos ÁGUA e TERRA)


É a constituição mais densa entre as três. Dessa forma, costumam ser crianças calmas, amorosas, apegadas aos pais e aos mais próximos. Gostam de dividir o que têm e se importam com o bem-estar de outras pessoas, tendo o lado sentimental e emocional aflorado.

De maneira geral, não costumam ter fome real muito forte, embora apreciem comer e tenham vontade de comer ligada muito a questões afetivas. Por não terem uma tendência a um metabolismo acelerado, mas gostarem de comer, tem maior possibilidade de engordarem com facilidade.

São crianças que dormem bem, gostam de ter poucos, mas bons amigos em quem confiam.

Quando em desequilíbrio, além do sobrepeso, tem tendência a ter problemas no sistema respiratório (bronquite, sinusite, acumulo de muco), a doenças de acumulo e retenção e psicologicamente podem ter propensão a melancolia, inatividade, apego excessivo e procrastinação.



Entendendo as individualidades de cada criança, certamente fica mais fácil compreender seus pontos fortes e seus pontos fracos, trabalhar os seus dons inatos para que ela siga seu caminho de autoconhecimento com maior facilidade e que, portanto, possa doar essas qualidades para um bem comum.

Essa abordagem individual, juntamente com um olhar atento as flutuações fisiológicas do dia a dia (ligadas ao metabolismo interno, as estações do ano, ao clima, ao estado mental e etc.), pode também ajudar os pais ou cuidadores a estabelecer uma rotina que favoreça o não aparecimento de desequilíbrios ou doenças, fazendo com que a criança permaneça em seu estado natural de saúde e felicidade.

Para saber mais sobre o assunto e ter conhecimento da visão ayurvédica sobre a infância e a individualidade de cada criança é necessário e recomendável o acompanhamento com profissional habilitado dentro do Ayurveda.

1.753 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page